Rua Domingos Façanha, 107 - Centro, Maranguape - Ceará | Fone: (85) 3341.0512

Paróquia Nossa Senhora da Penha

Maranguape - Ceará

(Rumo aos 169 anos de evangelização em nossa cidade)

Encontros Vocacionais na Arquidiocese de Fortaleza..

quarta-feira, 4 de abril de 2018

28378118_2080500738828052_2230579467929400366_n-1-680x320

“A alegria do Evangelho, que nos abre ao encontro com Deus e os irmãos, não pode esperar pelas nossas lentidões e preguiças; não nos toca, se ficarmos debruçados à janela, com a desculpa de continuar à espera dum tempo favorável; nem se cumpre para nós, se hoje mesmo não abraçarmos o risco duma escolha. A vocação é hoje! A missão cristã é para o momento presente! E cada um de nós é chamado – à vida laical no matrimônio, à vida sacerdotal no ministério ordenado, ou à vida de especial consagração – para se tornar testemunha do Senhor, aqui e agora” (Mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações)

Queridos irmãos e irmãs,
Saudações em Nosso Senhor Jesus Cristo,

Com alegria e coração cheio de esperança damos início a mais um ano na Pastoral Vocacional de nossa Arquidiocese. Somos chamados à missão de rezar, despertar, promover e discernir as diversas vocações em nossas comunidades e paróquias possibilitando aos jovens um acompanhamento integral que os torne conscientes do seu chamado e missão na Igreja.

Muitos jovens inspirados por uma vida de dedicação à pastoral na Igreja se sentem motivados vocacionalmente a uma entrega mais radical e buscam uma resposta ao chamado à vocação ao ministério ordenado, ou seja, querem ser padres!

Por isso, queremos animar e fomentar a Pastoral Vocacional Arquidiocesana de nossa Igreja Particular e informar as datas dos Encontros Vocacionais que em 2018 traz uma novidade: eles acontecerão apenas aos domingos. Portanto, seguirá o seguinte calendário:

18 de março / 22 de abril / 20 de maio / 17 de junho / 6, 7 e 8 de julho (retiro) / 19 de agosto / 16 de setembro / 21 de outubro / 18 de novembro / 10 a 15 de dezembro (estágio).

Estes encontros são especialmente para aqueles jovens que já estão sendo acompanhados pela Pastoral Vocacional e foram convidados a dar continuidade ao seu discernimento neste ano como também para os jovens que estão sendo acompanhados pela sua comunidade paroquial ou região episcopal e são enviados a uma nova experiência conosco. Os Encontros Vocacionais darão a oportunidade ao jovem vocacionado discernir ainda melhor seu lugar na Igreja.

Encontro Vocacional Arquidiocesano
Data: dia 22 de abril
Local: Seminário Propedêutico
Rua Professor Paulo Lopes, nº 122 – Bairro Henrique Jorge, vizinho a Igreja Matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria.
Informações: (85) 3290-1045 – 98690-8231 – Pe Vicente

Critérios para envio de jovens para os Encontros Vocacionais Diocesanos, no Seminário Propedêutico.

  1. Idade mínima: 18 anos completos ou em proximidade de completar;
  2. Escolaridade: Ensino Médio concluído ou em fase de conclusão (que o candidato esteja pelo menos no 3º ano do Ensino Médio);
  3. Pastoral: que o candidato tenha inserção na vida paroquial, ou seja, sirva em alguma atividade pastoral na Paróquia, não somente na liturgia, mas inclusive na Catequese, em acompanhamento de jovens, etc.;
  4. O candidato deve ter contato com a Pastoral Vocacional e o Padre responsável pela mesma na Região Episcopal;
  5. O Pároco ou responsável da Área Pastoral e/ou Padre responsável pela PV na Região Episcopal deve enviar sua Carta de recomendação deixando claro que conhece o candidato e que está indicando o mesmo para o discernimento vocacional na Arquidiocese de Fortaleza;
  6. Para os jovens que não preenchem esses requisitos recomendamos que os Párocos e responsáveis por Áreas Pastorais acompanhem-nos nas Paróquias ou Áreas Pastorais, com a Equipe Vocacional Paroquial e enviem esses jovens para o acompanhamento do Padre da PV na Região Episcopal.

Lembramos queridos irmãos presbíteros, que o Pároco/Vigário Paroquial, são os primeiros responsáveis no acompanhamento inicial dos jovens vocacionados, ajudando no discernimento e no acompanhamento pastoral deles em suas respectivas comunidades, encaminhando-os para o devido acompanhamento na Região Episcopal e, posteriormente, no Seminário Propedêutico.

Queremos agradecer a todos que se dedicam a causa das vocações e aos irmãos presbíteros, mais uma vez, a valiosa colaboração no processo da formação de nossos futuros presbíteros seja com suas orações seja com sua ajuda material. Continuamos contando, em nossos Seminários, com seu auxílio valioso na promoção de novas vocações e no apoio espiritual e material de nossas Casas.

Auguramos um ano repleto de realizações em sua atividade pastoral, sempre animados pela vitória de Cristo e acompanhados pela proteção materna de Nossa Senhora da Assunção.

Pe. Vicente Gomes de Oliveira
Reitor Seminário Propedêutico
Coord. Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Pe Francisco Valternilo Ribeiro Santiago
Vice-Reitor Seminário Propedêutico
Vice- Coord. Arquidiocesano da Pastoral Vocacional 

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos teu forte suave convite:
“vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito,
que Ele nos dê Sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

Senhor, que a messe não se perca por falta de operários.
Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao reino na vida consagrada e religiosa.

Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos, Padres e ministros.
Dá perseverança a nossos seminaristas.
Desperta o coração de nossos jovens para o Ministério Pastoral em tua Igreja.

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, Chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo de servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder: “sim”.

Amém!

Fonte:http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/atualidades/destaques/encontros-vocacionais-na-arquidiocese-de-fortaleza/