Rua Domingos Façanha, 107 - Centro, Maranguape - Ceará | Fone: (85) 3341.0512

Paróquia Nossa Senhora da Penha

Maranguape - Ceará

(Rumo aos 169 anos de evangelização em nossa cidade)

Pastoral da Sobriedade

quarta-feira, 19 de julho de 2017

O que é a Pastoral da Sobriedade?

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja Católica na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social. Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos.
A Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.
A PS Nasceu em 1998, na 36ª Assembléia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas. E hoje, vai além. Trata de qualquer tipo de dependência química ou não, vícios, manias, compulsões ou pecados.

5 linhas de ações da PS:

Na PREVENÇÃO ao uso de drogas.
Na INTERVENÇÃO junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela.
Na RECUPERAÇÃO do dependente químico.
Na REINSERÇÃO FAMILIAR e SOCIAL do dependente em sobriedade.
Na ATUAÇÃO POLÍTICA onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo.

E inicia suas atividades de forma concreta através da abertura do GRUPO DE AUTO-AJUDA DA SOBRIEDADE na Paróquia.

A porta de entrada para o desenvolvimento destas linhas de ações são os Grupos de Auto-Ajuda da Pastoral da Sobriedade – GAA.

Metodologia:

A Pastoral da Sobriedade é um grupo de auto-ajuda que segue a metodologia dos 12 passos. Semanalmente são vivenciados periódica e ciclicamente um passo baseado em uma citação Bíblica, que seguem o Calendário Nacional da CNBB-Coordenação Nacional, traduzindo um Programa de Mudança de Vida. Em todo o Brasil, durante a semana, simultaneamente, o mesmo Passo é trabalhado em cada paróquia. É através da perseverança nas reuniões que o Programa de Vida Nova é proposto, compreendido e, pela graça de Deus, adotado como meta individual. Sua vivência leva à conversão. Por meio dele a pessoa é conduzida ao compromisso no agir cristão. A pessoa faz a redescoberta de si mesma, de sua auto-estima, da importância da própria dignidade, dos autênticos valores cristãos, éticos e morais, de sua cidadania.

É a fé inserida no cotidiano da vida. Enfim, descobre a Vida Nova em Cristo cuja meta é uma caminhada perene em sobriedade à santidade.

“A vida em sobriedade continuada está diretamente ligada à espiritualidade do indivíduo”, eis o silogismo que a ciência, sobretudo a medicina, anuncia. Sem abrir-se à ação de Deus tudo se torna efêmero. Deus ama, de maneira especial, a cada um de nós. E Ele tem para os seus filhos um Projeto de Amor, revelado por Jesus Cristo e garantido pelo Espírito Santo que gera a felicidade.

Singularidades do GAA da Sobriedade:

O primeiro ponto fundamental é o pluralismo das dependências.
São tratadas dependências químicas, não químicas, passando pelas compulsões, manias, condicionamentos, chegando à depressão e ao pecado.

O segundo ponto é a característica aberta da reunião.
Nas reuniões toda pessoa pode participar, independentemente de sua condição.

O terceiro ponto é a atuação sistêmica.
A família toda é trabalhada durante a mesma reunião. Não há distinção em função do tipo de dependência. Dependentes, familiares, agentes pastorais estão situados no mesmo plano.

O quarto ponto essencial é a própria ação pastoral, que evangeliza, transforma, gera compromisso.
Inclusão: Tem como meta inserir o indivíduo na “família de Jesus Cristo”, na Igreja. Incitando não somente a permanência nas reuniões semanais do Grupo de Auto-Ajuda, mas sim, visando o engajamento da pessoa na comunidade, formando o corpo místico de Cristo, onde cada um tem sua importante e especial função.

Sócio-Transformadora: Aberta a todos. Vai ao encontro do outro. Através de ações concretas de acolhida incondicional dá o primeiro passo. Pretende ser fonte geradora de transformação pessoal, comunitária e social pelo desenvolvendo da consciência crítica.

Orgânica: Promove a comunhão. Necessita das outras pastorais. Atua ligada e ligando movimentos, ministérios, carismas, cidadão comuns e responsáveis pelo povo, grupos organizados e voluntários, dentro ou fora da Igreja para que se forme assim uma frente compacta em defesa da vida.

Por fim, a Pastoral da Sobriedade busca transpor a abstinência da dependência. Pretende atingir o núcleo central do ser humano levando-o a uma mudança radical de vida através de um processo permanente de conversão e compromisso. Aspira integrar seus participantes, agentes e coordenadores nas diversas atividades eclesiais contribuindo para que o Reino de Deus aconteça. Nosso lema: “Buscar a Santidade pela Sobriedade!”.

O que é o Programa de Vida Nova?

O programa de Vida Nova é a vivência dos 12 Passos da Pastoral da Sobriedade proposto nas reuniões semanais do Grupo de Auto-Ajuda, onde vivenciamos a Terapia do Amor, da Escuta e do Perdão que nos estimula para uma mudança de comportamento pessoal e das relações familiares, nos levando à conversão, num processo gradual e permanente.

Os 12 Passos são:

1- Admitir 
2- Confiar 
3- Entregar 
4- Arrepender-se 
5- Confessar 
6- Renascer
7- Reparar 
8- Professar a Fé 
9- Orar e Vigiar 
10- Servir 
11- Celebrar 
12- Festejar 

PROGRAMA DE VIDA NOVA:

 Senhor, ADMITO minha dependência dos vícios e pecados, e que sozinho, não posso vencê-los. Liberta-me!

Senhor, CONFIO em Ti, ouve o meu clamor. Cura-me!

Senhor, ENTREGO minha vida, minhas dependências, em tuas mãos. Espero em Ti. Aceita-me!

Senhor, ARREPENDIDO de tudo que fiz, quero voltar para a tua graça, para a casa do Pai. Acolhe-me!

Senhor, CONFESSO meus pecados, e publicamente, peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Absolve-me!

Senhor, RENASÇO no teu Espírito para a Sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me!

Senhor, REPARO financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me!

Senhor, PROFESSO que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a interseção de todos os santos. Instrui-me na Tua Palavra!

Senhor, ORANDO e VIGIANDO para não cair em tentação, seremos perseverantes nos Teus ensinamentos. Dá-me a Tua Paz!

Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.

Senhor, CELEBRANDO a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus!

Senhor, FESTEJANDO os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por um século sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho. Amém.

“Piedade Redentora de Cristo, dai-nos a Sobriedade.” (3x)

Oração da Sobriedade:

Senhor, admito minha dependência. Sei que minha libertação não será imediata. Dependerá da minha perseverança na vivência do Programa de Vida Nova. Confio em Ti. Entrego minha vida em Tuas mãos. Arrependido, confesso os meus pecados para renascer no Teu Espírito sendo uma criatura nova. Quero, reparar os males que causei, professar a fé, orar e vigiar para não cair em tentação. Servir gratuitamente para fazer dos excluídos os preferidos.Celebrar a Eucaristia com os irmãos por uma vida plena, sem males e sem drogas. Festejar cada dia de sobriedade, só por hoje, graças a Deus.Amém.

“Piedade Redentora de Cristo, dai-nos a Sobriedade.” (3x)

“Sobriedade e Paz, só por hoje, graças a Deus.”

Terço da Sobriedade:

Sinal da Cruz – Deus Trino
Oferecimento
Creio
Pai Nosso
3 Ave Marias 

1º Mistério: (Contemplar os Mistérios de acordo com o dia da semana)

Pai Nosso 
Nesse Mistério vamos pedir a Nossa Senhora que interceda pela recuperação dos dependentes, rezando 10 ave-marias:

“Ave Maria, cheia de Graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do nosso ventre Jesus. Santa Maria mãe de Deus, rogai pela recuperação dos Dependentes Químicos, agora e sempre. Amém.”
Glória ao Pai 

2º Mistério: (Contemplar os Mistérios de acordo com o dia da semana)

1 Pai Nosso 
Nesse Mistério vamos pedir a Nossa Senhora que interceda pelos co-dependentes e familiares rezando 10 ave-marias:

“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria mãe de Deus, rogai pelos co-dependentes e familiares para que participem do processo de libertação, agora e sempre. Amém.”
Glória ao Pai 

3º Mistério: (Contemplar os Mistérios de acordo com o dia da semana)

1 Pai Nosso 
Nesse Mistério vamos pedir a Nossa Senhora que interceda pelas Comunidades Terapêuticas, rezando 10 ave-marias:

“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai pelas Comunidades Terapêuticas para que aceitem o projeto de Jesus Cristo libertador, agora e sempre. Amém.”
Glória ao Pai 

4º Mistério: (Contemplar os Mistérios de acordo com o dia da semana)

1 Pai Nosso 
Nesse Mistério vamos pedir a Nossa Senhora que interceda pelos agentes da Pastoral da Sobriedade, rezando 10 ave-marias:

“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai pelos agentes da Pastoral da Sobriedade para que sejam sóbrios e perseverantes, agora e sempre. Amém.”
Glória ao Pai 

5º Mistério: (Contemplar os Mistérios de acordo com o dia da semana)

1 Pai Nosso 
Nesse Mistério vamos pedir a Nossa Senhora que interceda pela Igreja, para que defenda a vida com a implantação da Pastoral da Sobriedade, rezando 10 ave-marias:

“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, e bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai pela Igreja, para que defenda a vida com a implantação da Pastoral da Sobriedade, agora e sempre. Amém.”

Agradeçimento
Salve Rainha 

“Sobriedade e Paz; só por hoje, graças a Deus.”
“Só por hoje, graças a Deus; Sobriedade e Paz.” 

“Piedade Redentora de Cristo, Dai-nos a Sobriedade.” “Dai-nos a Sobriedade, Piedade Redentora de Cristo.” 

Paróquias onde funcionam os Grupos de Auto Ajuda da Pastoral da Sobriedade em Fortaleza:

ATENÇÃO:

 Endereços sendo atualizados…

 Em breve todos os grupos atualizados com seus respectivos locais e horários…

Terças-Feiras às 19:30h

Paróquia Menino Jesus:
Av. Contorno Sul, nº 42
Conjunto Industrial – Maracanaú/CE

Terças-Feiras às 19h

Paróquia Nossa Senhora do Rosário:
Centro Pastoral da Comunidade
Centro – Maranguape/CE

Veja através dos Slides e tenha uma idéia de como funcionam as reuniões dos Grupos de Auto Ajuda da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Fortaleza.

Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade Fortaleza – Contatos:

Centro Pastoral Casa Maria Mãe da Igreja 
Rua Rodrigues Jr, nº 300 – Centro – Fortaleza.
Fone: (85) 3388-8707

 - Coordenador Diocesano.

Blog da Sobriedade (Fortaleza/Redes Sociais):

Giuliano (85) 9 8707-0638

  Coordenadores:

 Werles Pereira (85) 9 8891-3921

 Gutembergh (85) 9 8631-5989

Drogas nao2