Rua Domingos Façanha, 107 - Centro, Maranguape - Ceará | Fone: (85) 3341.0512

Paróquia Nossa Senhora da Penha

Maranguape - Ceará

(Rumo aos 169 anos de evangelização em nossa cidade)

Seja Dizimista.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Pastoral do Dízimo

O que é?

Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente.

O que é o dízimo?

O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.

O dízimo é obrigatório?

Apesar de termos várias citações bíblicas sobre o dízimo, a Igreja Católica não obriga os seus fiéis a serem dizimistas; portanto, o dízimo não é obrigatório. É sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua Comunidade.

Se o dízimo não é obrigatório, por que devo ser dizimista?

Porque todo cristão, vivendo como família do povo de Deus, sendo dizimista, demonstra sua coresponsabilidade pela vida e pela manutenção da Igreja

O trabalho voluntário pode ser considerado como dízimo?

Embora a Igreja necessite do trabalho voluntário em diversos serviços, grupos, pastorais e movimentos, o voluntarismo não substitui o dízimo.

E as ofertas doadas durante as missas?

Também não substituem o dízimo.

Com quanto devo contribuir com o dízimo?

“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria” (2 Cor 9,7).

Para que serve o dízimo?

O dízimo é aplicado em 3 dimensões:

  • Dimensão Religiosa: despesas com o Culto, com o sacerdote, com o templo.
  • Dimensão Social: ajuda aos mais necessitados.
  • Dimensão Missionária: despesas com a Evangelização fora dos limites da comunidade. Ajuda a outras paróquias e comunidades, obras missionárias.