18º domingo do tempo comum

domingo, 5 de agosto de 2018

Primeira leitura (Êxodo 16: 2-4, 12-15)

2 Toda a comunidade dos filhos de Israel começou a murmurar contra Moisés e Arão no deserto. 3 Disseram-lhes os israelitas: Oxalá tivésemos morrido nas mãos do Senhor na terra do Egito, quando nos sentamos junto às caldeiras de pão, quando comemos pão ao máximo. Você nos trouxe a este deserto para morrer de fome toda esta multidão ” 4 E o Senhor disse a Moisés:” Eis que vos farei chover sobre vocês o pão do céu; a cidade vai sair para pegar a porção diária todos os dias; Desta forma, vou colocá-lo à prova para ver se ele é ou não de acordo com a minha lei. 12 Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel. Diga-lhes: À noite comerás carne e de manhã te encherás de pão; que você pode saber que eu sou o Senhor teu Deus. ” 13Naquela mesma tarde, a codorna veio e cobriu o acampamento; e de manhã havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14 E quando o orvalho se evaporou, uma pequena coisa apareceu, como grãos, no chão do deserto, semelhante à geada da terra. 15 Quando os israelitas viram isto, disseram uns aos outros: “Que é isto?” Pois eles não sabiam o que era. Moisés disse-lhes: Este é o pão que o Senhor te dá como alimento.

Responsório (Sal 77)

– O Senhor deu-lhes um trigo celestial

– O que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos disseram, diremos à geração futura: os louvores do Senhor, seu poder.

– Ele ordenou às nuvens, abriu as comportas do céu choveram sobre eles maná, deu-lhes um trigo celestial.

– E o homem comeu o pão dos anjos, ele mandou suprimentos até que eles estavam cheios. Ele os fez entrar pelas fronteiras sagradas, até a montanha que sua mão direita adquirira.

Segunda leitura (Efésios 4:17, 20-24)

17 Digo -lhe , então, este e exorto-vos no Senhor, que podem viver mais tempo como os gentios vivem, de acordo com o vazio de sua mente, 20 Mas não é este o Cristo que você aprendeu, 21 se é que já ouviu falar de ele e nele foram ensinados de acordo com a verdade de Jesus 22 a despojar, como à sua vida anterior, o velho homem que se corrompe acordo com as concupiscências do engano, 23 de renovar o espírito da sua mente, 24 e vestir os Novo Homem, criado de acordo com Deus, na justiça e santidade da verdade.

Evangelho (João 6: 24-35)

– E com o seu espírito

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com São João.

24 Quando o povo viu que Jesus não estava ali, nem seus discípulos, eles entraram nos barcos e foram para Cafarnaum, em busca de Jesus. 25 Quando eles o encontraram no mar, eles disseram: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26 Jesus respondeu-lhes: “Em verdade, em verdade , eu digo a você , você me buscar, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e você se saciou. 27 Não pela comida perecível, mas pela comida que permanece para a vida eterna, aquela que o Filho do homem vos dará, porque é aquela a quem o Pai Deus fez com o seu selo. 28 Responderam-lhe: “o que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu , “A obra de Deus é crer em ele que ele enviou.” 30 Então eles disseram: “Que sinal que você faz para ver e acreditar em você? Que trabalho você faz? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: O pão dos céus deu-lhes de comer. 32 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que não foi Moisés que vos deu o pão do céu; meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu; 33 . Porque o pão de Deus é aquele que vem do céu e dá vida ao o mundo ” 34Disseram a ele.” Senhor, dá-nos sempre desse pão ” 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

-Palavra de Salvação.