18ª semana do tempo comum – quinta-feira

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Primeira leitura (Jeremias 31: 31-34)

31 Eis que vêm dias, o oráculo do Senhor, quando eu fizer uma nova aliança com a casa de Israel (e com a casa de Judá); 32 não como o pacto que fiz com seus pais quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; que eles quebraram meu pacto e eu causei estragos neles – o oráculo de Yahweh -. 33 Mas esta é a aliança que vai fazer com a casa de Israel depois daqueles dias – declara o Senhor – Eu vou colocar a minha lei dentro deles e no seu coração eu vou escrever, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 já não têm de doutrinar mais um ao seu próximo e outro para seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão desde o menor até o maior – – diz o Senhor – quando eu tirar sua culpa, e Seu pecado não me lembra de novo.

Responsório (Sl 51: 12-15, 18-19)

– Acredite em mim, oh Deus, um coração puro, um espírito firme dentro de mim renova

– Não me rejeites do teu rosto, não retire de mim o teu espírito santo. Retorne-me a alegria da sua salvação e, com espírito generoso, me assegure; Eu ensinarei aos rebeldes os seus caminhos, e os pecadores retornarão a você.

– Bem, você não gosta do sacrifício, se eu ofereço um holocausto você não o aceita. O sacrifício a Deus é um espírito contrito; um coração contrito e humilhado, oh Deus, você não despreza isso.

Evangelho (Mateus 16: 13-23)

– E com o seu espírito

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Mateus.

13 Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” 14 Eles disseram: “Alguns dizem João Batista; outros, Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas ” 15 Ele disse para eles:” Mas vós, quem dizeis que eu sou? ” 16 Simão Pedro respondeu.” Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo ” 17 Replicando Jesus, ele disse-lhe: “Bem-aventurado és Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai que está nos céus.
18 E digo-te que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. ” 20 Então ordenou aos seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo. 21 A partir de então, Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que ele deveria ir a Jerusalém e sofrer muito com os anciãos, os principais sacerdotes e os escribas, e ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22 Levando Pedro de lado, começou a repreendê-lo, dizendo: Longe de ti, Senhor! De maneira alguma isso acontecerá a você! ” 23 Mas ele se virou e disse a Pedro:” Saia da minha vista, Satanás! Tu és escândalo para mim, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!

Palavra de Salvação.