19ª semana do tempo comum – segunda-feira
segunda-feira, 13 de agosto de 2018Primeira leitura (Ezequiel 1: 2-5, 24-28)
2 No quinto dia do mês – que foi o quinto ano do exílio do rei Joaquim – 3 a palavra do Senhor veio ao sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali era sobre a mão do Senhor. 4 Olhei: Eu vi um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem com piscando fogo e brilhos ao redor e no meio como o brilho de electro, fora do fogo. 5 Havia no centro uma forma de quatro seres cuja aparência era a seguinte: eles tinham uma forma humana. 24 E ouvi o ruído das suas asas, como o som de muitas águas, como a voz de Saddai; quando eles marchavam, era um barulho estrondoso, como barulho de batalha; quando eles pararam, eles retraíram suas asas. 25E houve um barulho. 26 Acima do firmamento que estava sobre suas cabeças, havia algo semelhante a um trono em forma de pedra de safira, e sobre esta forma de trono, acima, no topo, uma figura de aparência humana. 27 Eu vi então o brilho do eletro, algo como um fogo que formava um envoltório, ao redor, do que pareciam ser seus quadris para cima; e pelo que apareceu a ser os quadris e para baixo, vi algo como fogo porducía um brilho ao redor, 28 com o aparecimento do arco-íris que aparece nas nuvens em dias de chuva tal era a aparência do brilho todo . Era algo como a forma da glória de Yahweh. À sua vista, caí de cara no chão e ouvi uma voz falando.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório (Ps 148,1-2,11-12.13.14)
– O céu e a terra da tua glória estão cheios
– O céu e a terra da tua glória estão cheios
– Louvem o Senhor no céu, louvem o Senhor nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
– Reis e povos do mundo, príncipes e líderes do mundo, jovens e donzelas, idosos e crianças.
– Louvado seja o nome do Senhor, o único nome sublime. Sua majestade sobre o céu e a terra.
– Ele aumenta o vigor do seu povo. Louvor de todos os seus fiéis, de Israel, seu povo escolhido.
Evangelho (Mateus 17: 22-27)
– O Senhor esteja com você.
– E com o seu espírito.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Mateus.
– Glória a você, Senhor.
22 Chegando juntos um dia pela Galiléia, Jesus lhes disse: “O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens; 23 eles o matarão e no terceiro dia ressuscitarão. E ficaram muito tristes. 24 Quando eles entraram Cafarnaum veio a Pedro quem recolheu o didracma e disse: “Não pagar o seu Mestre o didracma?” 25 diz: “Sim.” E quando ele chegou em casa, Jesus antecipou dizer ” O que você acha, Simon? os reis da terra, que cobram taxas ou tributo, de seus filhos ou dos estranhos? ” 26Ao responder-lhe:” De estranhos , “Jesus disse , ” Por isso os filhos são livres. 27No entanto, para escândalo deve servi-los, vai ao mar, lança o anzol, eo primeiro peixe que subir, buscá-lo, abrir a boca e você vai encontrar um stater. Pegue e dê para mim e para você “.
Palavra de Salvação.
– Glória a você, Senhor.