19º domingo do tempo comum

domingo, 12 de agosto de 2018

Primeira leitura (I Reis 19: 4-8)

4 Ele caminhou pelo deserto por um dia de jornada e foi sentar-se embaixo de uma vassoura. Ele desejou a morte e disse: “Basta, Yahweh! Leve minha vida, pois não sou melhor do que meus pais! 5 deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro, mas um anjo tocou nele e disse , ‘Levanta-te e come.’ 6 Ele olhou e viu sua cabeça estava um pão cozido sobre pedras quentes e um jarro de água. Ele comeu e bebeu e voltou para a cama. 7 retornou uma segunda vez o anjo do Senhor tocou-o e disse , “Levanta-te e come, porque o caminho é muito longo para você.” 8 Ele se levantou, comeu e bebeu, e a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até a montanha de Deus, o Horeb.

Responsório (Sal 33.2-3.4-5.6-7.8-9)

– Prove e veja como o Senhor é bom

– Eu abençoo o Senhor em todos os momentos, seu louvor está sempre em minha boca; minha alma se glorifica no Senhor: que os humildes ouçam e se regozijem.

– Proclame comigo a grandeza do Senhor, vamos juntos louvar o seu nome. Eu consultei o Senhor e ele me respondeu, ele me libertou de todas as minhas ansiedades.

– Contemple-o, e você ficará radiante, seu rosto não ficará envergonhado. Se o aflito invoca o Senhor, ele o ouve e o salva de sua angústia.

– O anjo do Senhor acampa em torno de seus fiéis e os protege. Prove e veja como é bom, é o Senhor, abençoado é aquele que o recebe.

Segunda leitura (Efésios 4: 30–5: 2)

30 Não entriste o Santo Espírito de Deus, com quem foste selado para o dia da redenção. 31 Toda amargura, ira, ira, gritaria, difamação e qualquer tipo de mal desaparecerá de entre vocês. 32 Muito bem entre vós, queridos, amados, perdoando uns aos outros como Deus em Cristo vos perdoou. 1 Sendo imitadores de Deus, então, como filhos amados, 2 e vivamos em amor como Cristo amou e se deu por nós como uma oblação e vítima de um aroma suave.

Evangelho (João 6: 41-51)

– E com o seu espírito.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com São João.

41 Os judeus reclamaram dele porque ele dizia: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42 E eles disseram: “Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como pode ele dizer agora: Eu desci do céu? ” 43 Respondeu-lhes Jesus:” Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai; e vou ressuscitá-lo no último dia. 45 Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus. Todo aquele que ouve o Pai e aprende, vem a mim. 46 Não é que alguém tenha visto o Pai; mas aquele que veio de Deus, viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo que quem crê tem a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49 Seus pais comeram o maná no deserto e morreram; 50 Este é o pão que desce do céu, para que todo aquele que comer não morra. 51 Eu sou o pão vivo, desce do céu. Se alguém come deste pão, ele viverá para sempre; e o pão que eu vou dar a ele é a minha carne para a vida do mundo “.

-Palavra de Salvação.