22ª Semana do Tempo Comum – Segunda-Feira

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Primeira leitura (I Coríntios 2: 1-5)

1 Mas eu, irmãos, quando fui ter convosco, eu não fui com o prestígio de palavras ou de sabedoria declarando o mistério de Deus, 2 porque eu não queria para saber nada entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 3 E eu apareci diante de você fraco, tímido e trêmulo. 4 A minha palavra ea minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder 5 que a vossa fé não descansar sobre os homens ‘s sabedoria, mas no poder de Deus.

Responsório (Ps 118.97.98.99.100.101.102)

– Quanto eu amo sua vontade, Senhor!

– Quanto eu amo sua vontade!: O dia todo eu estou meditando.

– Seu mandato me faz mais sábio que meus inimigos, sempre me acompanha.

– Sou mais instruído que todos os meus professores, porque medito sobre seus preceitos.

Sou mais perspicaz que os idosos, porque mantenho suas leis.

– Eu afasto meu pé de todo caminho do mal, para manter sua palavra.

– Eu não me afasto dos teus mandamentos, porque você me instruiu.

Evangelho (Lucas 4: 16-30)

– E com o seu espírito.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas.

16 Chegou a Nazará, onde fora criado e, segundo o seu costume, entrou na sinagoga no dia de sábado e levantou-se para o ler. 17 deram-lhe o livro do profeta Isaías e abriu o livro e encontrou a passagem em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar aos pobres a Boa Nova, ele enviou-me para proclamar a libertação para o cativos e visão aos cegos, para dar liberdade aos oprimidos 19 e proclamar um ano da graça do Senhor. 20 Rolando o volume, ele retornou ao ministro e sentou-se. Na sinagoga, todos os olhos estavam fixos nele. 21E ele começou a dizer: “Esta Escritura, vocês acabaram de ouvir, é cumprida hoje.” 22 Todos falavam bem dele e ficaram admirados com as palavras cheias de graça que saíam da sua boca. E eles disseram: “Não é este o filho de José?” 23 Ele disse-lhes: “Certamente você vai me dizer a dica: Doutor, cure-se. . Tudo o que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum, faze também aqui na tua pátria ” 24 E ele disse:” Em verdade vos digo , nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. ” 25 ” Eu digo a você verdadeiramente foram muitas viúvas em Israel nos dias de Elias, quando os céus se fecharam por três anos e seis meses, e houve grande fome em todo o país; 26e nenhum deles foi enviado Elias, mas a uma viúva de Sarepta de Sidom. 27 E havia muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, a não ser Naamã, o sírio. 28 Quando ouviram isto, toda a sinagoga estava cheia de cólera. 29 E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram a uma altura íngreme da colina sobre a qual a sua cidade foi construída, para o derrubarem. 30 Mas ele, passando por eles, partiu.

-Palavra de Salvação.