22ª Semana do tempo comum – Terça-Feira

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Primeira leitura (I Coríntios 2: 10-16)

10 Porque Deus nos revelou através do Espírito; e o Espírito sondou tudo, nas profundezas de Deus. 11 Na verdade, o que o homem conhece as profundezas do homem, mas o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece a intimidade de Deus, mas o Espírito de Deus. 12 E nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para conhecer as graças que Deus nos deu, 13 dos quais falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, realidades espirituais. 14O homem naturalmente não compreende as coisas do Espírito de Deus; Eles são loucura por ele. E você não pode conhecê-los porque só espiritualmente eles podem ser julgados. 15 Por outro lado, o homem de espírito julga tudo; e ninguém pode julgá-lo. 16 Pois quem conhecia a mente do Senhor para instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Responsório (Sl 144, 8-9, 10-11, 12-13ab, 13cd-14)

– O Senhor é justo em todos os seus caminhos

– O Senhor é gracioso e misericordioso, vagaroso em irar-se e rico em piedade; o Senhor é bom para todos, ele é afetuoso com todas as suas criaturas.

– Que todas as suas criaturas lhe dêem graças, Senhor, que o seu fiel o abençoe; que proclamam a glória do teu reino, que falam das tuas obras.

– Explicando seus atos aos homens, a glória e a majestade de seu reinado. Seu reinado é um reinado perpétuo, seu governo vai de idade para idade.

– O Senhor é fiel às suas palavras, gentil em todas as suas ações. O Senhor sustenta aqueles que vão cair, endireita aqueles que já se dobram.

Evangelho (Lucas 4: 31-37)

– E com o seu espírito.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas.

31 Ele desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e aos sábados ensinava-lhes. 32 Eles ficaram surpresos com sua doutrina, porque ele falou com autoridade. 33 Havia na sinagoga um homem que tinha o espírito de demônio imundo e começou a gritar bem alto: 34 Ah! O que temos com você, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Eu sei quem você é: o Santo de Deus. ” 35 Então Jesus lhe disse:“ Fique quieto e saia dele. ”E o diabo, jogando-o no meio, o deixou sem feri-lo. 36 Todos ficaram pasmados e disseram uns aos outros: Que palavra! Manda com autoridade e poder, e deixando os espíritos imundos. ” 37 E sua fama se espalhou por todas as partes da região.

-Palavra de Salvação.