3ª Semana da Páscoa – Terça-feira

terça-feira, 17 de abril de 2018

Primeira leitura (Atos 7: 51–8: 1)

51 “Pescoço duro, incircunciso no coração e nas orelhas! Você sempre resiste ao Espírito Santo! Como seus pais, você também! 52Que profeta seus pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciaram de antemão a vinda do Justo, daquele que vocês agora traíram e assassinaram;
53 vós que recebestes a lei por intermédio dos anjos, e não a guardaram. 54 Quando ouviram isto, os seus corações foram consumidos de raiva, e os seus dentes rangeram contra ele. 55 Mas ele, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus à direita de Deus; 56e ele disse: “Eu estou vendo o céu aberto e o Filho do homem que está em pé à mão direita de Deus.” 57 E exclamou em voz alta, e taparam os ouvidos e correu para ele; 58 Eles o expulsaram da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas colocam suas roupas aos pés de um jovem chamado Saulo. 59 Enquanto eles foram apedrejá-lo, Stephen fez esta invocação: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito.” 60 Então ele ajoelhou -se e disse em uma voz: “Senhor, não segure esse pecado.” E dizendo isso, ele adormeceu. 1 Saul aprovou a sua morte. Naquele dia uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém foi desencadeada. Todos, exceto os apóstolos, dispersaram-se pelas regiões da Judéia e Samaria.

Responsório (Ps 30,3cd-4.6ab.7b.8a.17.21ab)

– Em suas mãos, Senhor, confio meu espírito

Seja a rocha do meu refúgio, um bastião onde estou salvo, você que é minha rocha e meu baluarte; pelo seu nome, me guie e me guie.

– Em suas mãos, recomendo meu espírito: você, o Deus leal, me livrará. Eu confio no Senhor. Sua misericórdia seja minha alegria e minha alegria.

– Faça seu rosto brilhar em seu servo, salve-me por sua misericórdia. No asilo da sua presença, você os esconde de tramas humanas.

Evangelho (João 6: 30-35)

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com São João.

30 Responderam-lhe eles: Que sinal dás que, vendo isso, acreditamos em ti? Que trabalho você faz? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: O pão dos céus deu-lhes de comer. 32 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que não foi Moisés que vos deu o pão do céu; é meu Pai quem te dá o verdadeiro pão do céu; 33 porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 Disseram-lhe eles: Senhor, sempre dá-nos este pão. 35 Disse-lhes Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.