Oitavo da Páscoa – Quarta-Feira

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Primeira leitura (Atos 3: 1-10)

1 Pedro e João subiram ao Templo para a oração da nona hora. 2 Havia um homem aleijado desde o nascimento, que foi levado e colocado todos os dias à porta do Templo chamado Belo para pedir esmola daqueles que entravam no Templo. 3 Quando ele viu Pedro e João prestes a entrar no Templo, pediu-lhes esmolas. 4 Pedro o consolou com João e disse-lhe: Olha para nós. 5 Ele os observava atentamente, esperando receber alguma coisa deles. 6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que eu tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o nazireu, comece a andar. ” 7E tomando-o pela mão direita, ele o levantou. Imediatamente seus pés e tornozelos ganharam força, 8 e com um salto ele se levantou e caminhou. Ele entrou com eles no Templo, andando, pulando e louvando a Deus. 9 Todas as pessoas o viram andando e louvando a Deus; 10 eles o reconheceram, pois foi ele quem pediu uma limusine ao lado do Belo Portão do Templo. E eles estavam cheios de estupor e espanto com o que havia acontecido.

Responsório (Ps 104.1-2.3-4.6-7.8-9)

– Que os que buscam o Senhor se regozijem

– Dê graças ao Senhor, invoque o seu nome, que todos os povos saibam seus feitos. Cante ao som dos instrumentos, fale sobre suas maravilhas.

– Glória ao seu santo nome, aqueles que buscam o Senhor se regozijem. Volte-se para o Senhor e para o seu poder, procure continuamente o seu rosto.

– Membro de Abraão, seu servo; filhos de Jacó, seu escolhido! O Senhor é nosso Deus, ele governa toda a terra.

– Ele lembra sua aliança eternamente, da palavra dada, por mil gerações; da aliança selada com Abraão, do juramento feito a Isaque.

Evangelho (Lucas 24: 13-35)

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas.

13 Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para uma aldeia chamada Emaús, que foi cerca de sete milhas de Jerusalém,
14 e falando com o outro sobre tudo o que tinha acontecido. 15 E aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus veio e foi com eles; 16 mas seus olhos estavam seguros para que não o conhecessem. 17 Ele lhes disse: “O que você está discutindo enquanto anda?” Eles pareciam tristes. 18 Um deles , chamado Cléofas respondeu: “És tu o único residente em Jerusalém que não sabe das coisas estes dias passaram-la” 19Ele lhes disse: “Que coisas?” Eles disseram a ele: “O que Jesus de Nazaré, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e todas as pessoas; 20 como nossos principais sacerdotes e governantes sentenciou à morte eo crucificaram. 21 Esperávamos que fosse ele quem libertaria Israel; mas, com todas essas coisas, passamos três dias desde que isso aconteceu.
22 O fato é que algumas mulheres do nosso grupo nos surpreendeu, porque eles foram de madrugada para o túmulo, 23 e não encontrou seu corpo, vieram dizer que tinham visto uma visão de anjos que declararam que ele estava vivo. 24 Alguns de nós também foram ao sepulcro e o encontraram como as mulheres haviam dito, mas ele não foi visto “.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.