Oitava Páscoa – Segunda-Feira

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Primeira leitura (Atos 2:14, 22-33)

14 Então Pedro, aparecendo com os Onze, levantou a voz e disse-lhes: “Judeus e habitantes de toda Jerusalém: Que isto seja claro para você e preste atenção às minhas palavras: 22 ” Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus, o Nazoreano , homem creditado por Deus entre vós com milagres, maravilhas e sinais que Deus fez entre vós, como vós mesmos sabe, 23 para ele, que foi entregue de acordo com o desenho determinado e conhecimento prévio de Deus, você o matou pregando-o no atravessar pela mão do ímpio; 24 para ele, então, Deus o levantou da dor de Hades, já que não era possível que ele permanecesse sob seu controle; 25porque David diz sobre ele: Vi o Senhor, diante de mim, uma vez que é a minha direita, então não hesite. 26 Por isso tem o meu coração se alegrou e minha língua se alegrou, e a minha carne vai repousar em esperança 27 de que irá não deixarás a minha alma no Hades ou permitir que o seu Santo Uma veja corrupção. 28 Você me fez conhecer os caminhos da vida, você me enche de alegria com o seu rosto. 29 “Irmãos, permitam-me lhes dizer com total liberdade como o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu túmulo permanece entre nós até o presente. 30 Mas, como ele era um profeta e sabia que Deus lhe havia assegurado com um juramento que se sentar no seu trono um descendente de seu sangue, 31Ele viu longe e falou da ressurreição de Cristo, que não foi abandonada no Hades nem sua carne sofreu corrupção. 32 A este Jesus Deus o levantou; dos quais todos nós somos testemunhas. 33 E exaltado pela destra de Deus, ele recebeu do Pai o prometido Espírito Santo e derramou o que você vê e ouve.

Responsorio (Sal 15,1b-2a y 5.7-8 9-10.11)

— Protégeme, Dios mío, que me refugio en ti

— Protégeme, Dios mío, que me refugio en ti. Yo digo al Señor: «Tú eres mi Dios». El Señor es el lote de mi heredad y mi copa, mi suerte está en tu mano.

— Bendeciré al Señor que me aconseja, hasta de noche me instruye internamente. Tengo siempre presente al Señor, con él a mi derecha no vacilaré.

— Por eso se me alegra el corazón, se gozan mis entrañas, y mi carne descansa esperanzada. Porque no me abandonarás en la región de los muertos ni dejarás a tu fiel ver la corrupción.

— Me enseñarás el sendero de la vida, me saciarás de gozo en tu presencia, de alegría perpetua a tu derecha.

Evangelho (Mateus 28: 8-15)

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Mateus.

8 Eles deixaram o sepulcro apressadamente, com medo e grande alegria, e correram para dar a notícia aos seus discípulos.
9 Nisso, Jesus os encontrou e disse-lhes: “Deus te guarde!” E eles, aproximando-se, seguraram-lhe os pés e o adoraram. 10 Então Jesus lhes disse: “Não tenha medo. Vá, diga aos meus irmãos para irem à Galiléia; lá eles vão me ver. ” 11 Enquanto eles estavam indo, alguns dos guardas foram à cidade para contar aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12 Estes, reunindo-se com os anciãos, deram conselho e deram uma boa quantia de dinheiro aos soldados, 13 advertindo-os: “Diga:” Os seus discípulos vieram de noite e roubaram-no enquanto estávamos dormindo. ” 14E se o assunto chegar aos ouvidos do procurador, vamos convencê-lo e evitaremos complicações. ” 15 Eles pegaram o dinheiro e procederam de acordo com as instruções recebidas. E essa versão foi espalhada entre os judeus até hoje.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.