Oitavo da Páscoa – Quinta-Feira

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Primeira leitura (Atos 3: 11-26)

11 Como ele não soltou Pedro e João, todo o povo, tomado de estupor, correu ao pórtico chamado Salomão. 12 Pedro, vendo isto, dirigiu-se ao povo: “Ó israelitas, por que você se pergunta sobre isso, ou por que você olha para nós, como se por nosso poder ou piedade o tivéssemos feito andar? 13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, Deus de nossos pais, glorificou a seu servo Jesus, a quem tu entregaste, e de quem se rebelaste perante Pilatos, quando Pilatos decidiu libertá-lo. 14 Você renunciou ao Santo e ao Justo, e pediu o favor de um assassino, 15e você matou o chefe que leva à vida. Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos e nós somos testemunhas disso. 16 E pela fé em seu nome, esse mesmo nome restaura a quem você vê e conhece; é, então, a fé dada por seus meios que o restaurou totalmente a todos vocês. 17 “Eu sei, irmãos, que você trabalhou por ignorância, assim como seus líderes. 18 Mas assim Deus cumpriu o que anunciara pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo padecesse. 19 Arrependa-se, pois, e converta-se, para que os seus pecados sejam apagados, 20 para que o tempo de consolação venha do Senhor e envie ao Cristo que estava destinado a você, Jesus.21 a quem ele deve reter o céu até o tempo da restauração universal, que Deus falou pelos lábios de seus santos profetas. 22 Moisés de fato disse: O Senhor Deus despertará um profeta como eu dentre seus irmãos; ouça tudo que eu te digo. 23 Todo aquele que não ouve a esse profeta é exterminado do povo. 24 E todos os profetas que falaram de Samuel e seus sucessores também anunciaram estes dias. 25 “Vocês são os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: serão benditas Em tua semente todas as famílias da terra. 26 Para você em primeiro lugar, Deus levantou seu Servo e enviou-o para abençoá-lo, separando-o de cada uma de suas iniqüidades. “

Responsório (Ps 8.2a.5.6-7.8-9)

– Senhor, nosso mestre, quão maravilhoso é o seu nome em toda a terra!

– Senhor, nosso Deus, o que é homem para que você se lembre dele, do ser humano, para procurá-lo?

– Você fez isso pouco inferior aos anjos, você coroou com glória e dignidade, você deu o comando sobre as obras de suas mãos. Você coloca tudo sob seus pés.

– Membro de Abraão, seu servo; filhos de Jacó, seu escolhido! O Senhor é nosso Deus, ele governa toda a terra.

– Rebanhos de ovelhas e touros, e até as feras do campo, as aves do céu, os peixes do mar, que traçam o caminho através do mar.

Evangelho (Lucas 24: 35-48)

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas.

35 Eles, por outro lado, contaram o que havia acontecido na estrada e como o haviam conhecido no partir do pão. 36 E falavam destas coisas quando ele apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco.” 37 Assustados e assustados, pensaram ter visto um espírito. 38 Mas ele lhes disse: Por que vocês estão perturbados e por que surgem dúvidas em seu coração? 39 Olha para minhas mãos e meus pés; Sou eu mesmo Toque-me e veja que um espírito não tem carne nem ossos como você vê que eu tenho ”. 40 E dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Quando não conseguiram acreditar por causa da alegria e ficaram maravilhados, ele lhes disse: “Você tem algo para comer aqui?”42 Ofereceram-lhe parte de um peixe assado. 43 Ele pegou e comeu na frente deles. 44 Então ele lhes disse: Estas são as minhas palavras que lhes falei enquanto ainda estou contigo: É necessário que tudo quanto está escrito na lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos se cumpra a meu respeito. 45 e, em seguida, abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras, 46 e disse a eles: “Assim está escrito que o Cristo iria sofrer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia 47 e pregado em seu arrependimento nome e perdão dos pecados para todas as nações, a partir de Jerusalém. 48 Tu és testemunhas destas coisas.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.