Rua Domingos Façanha, 107 - Centro, Maranguape - Ceará | Fone: (85) 3341.0512

Paróquia Nossa Senhora da Penha

Maranguape - Ceará

(Rumo aos 169 anos de evangelização em nossa cidade)

O Papa apresenta à Secretaria de Estado o novo Substituto.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

No seu primeiro dia como Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, o arcebispo venezuelano Dom Edgar Peña Parra, 58 anos foi apresentado à Secretaria de Estado pelo próprio Pontífice, acompanhado pelo Secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.

Cidade do Vaticano

Nesta segunda-feira (15/10), Dom Edgar Peña Parra tomou posse do seu novo cargo de Substituto para Assuntos gerais da Secretaria de Estado. Nomeado pelo Papa Francisco em 15 de agosto passado, sucede ao cardeal italiano Dom Angelo Becciu, novo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.

O encontro com o Papa Francisco

Na parte da manhã, Papa Francisco acompanhado pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, apresentou o bispo a todos os funcionários das três seções do Dicastério Vaticano, representados pelos respectivos superiores, na Biblioteca da Secretaria de Estado. Na ocasião, o Santo Padre e o novo substituto saudaram os oficiais reunidos para a ocasião.

No Serviço diplomático da Santa Sé

Dom Edgar Peña Parra nasceu em Maracaibo, na Venezuela, em 6 de março de 1960. Recebeu a ordenação em 1985, formou-se em Direito Canônico e ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1993. Trabalhou nas Representações Pontifícias no Quênia, na Iugoslávia, junto às Nações Unidas em Genebra; e nas Nunciaturas Apostólicas na África do Sul, Honduras e México. Nomeado arcebispo em 2011, desempenhou a função de Núncio Apostólico no Paquistão de 2001 a 2014 e em Moçambique de 2015 a 2018.

É fluente em seis línguas: espanhol, italiano, inglês, francês, servo-croata e português.

O papel do Substituto

O Substituto é responsável pela primeira Seção da Secretaria de Estado “que se ocupa de assuntos concernentes – segundo a Constituição Apostólica Pastor Bonus – ao serviço quotidiano do Sumo Pontífice; favorecer as relações com os vários Dicastérios, sem prejuízo da sua autonomia, e coordenar os trabalhos”.

Também compete aos Assuntos Gerais “redigir e enviar as Constituições Apostólicas, as Cartas Decretais, as Cartas Apostólicas, as Epístolas e os outros documentos que o Papa lhe confia”; executar todos os atos relativos às nomeações que, na Cúria Romana e nos outros Organismos dependentes da Santa Sé, devem ser feitas ou aprovadas pelo Papa; cuidar da publicação dos actos e dos documentos públicos da Santa Sé no boletim intitulado Acta Apostolicae Sedis; publicar e divulgar as comunicações oficiais relativas quer aos atos do Papa, quer à atividade da Santa Sé.

Organização das viagens

Aos Assuntos gerais cabem muitas outras competências, entre as quais a de organizar as Viagens Apostólicas do Papa.