Pastoral do Batismo

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Inscrições

As inscrições serão feitas na secretaria da paróquia  nos dias terça a sexta, no horários.

Documentos necessários:

– Certidão de Nascimento da Criança (Xerox)

-Comprovante de endereço;

-Nome completo dos padrinhos

-Telefone dos pais (fixo ou celular)

-Espórtula de Batismo(R$50,00)

Obs.: Ficarão isentos da espórtula os pais que forem dizimistas, mediante a apresentação do carnê em dia com contribuição.

PARA O BATISMO NAS COMUNIDADES

Novo Maranguape; Novo Parque Iracema; Parque São João e Coité, as inscrições serão feitas no própria Igreja da Comunidade, com a pastoral do batismo do local. Informações com o coordenador (a) da Pastoral na comunidade.

O PAPEL DOS PAIS:

É compromisso dos pais serem os primeiros catequistas de seus filhos, encaminhando-os na fé cristã. Os Pais devem escolher para padrinhos de seus filhos pessoas de fé  e que praticam e professam a fé Católica.

O PAPEL DOS PADRINHOS:

Os padrinhos, desde o inicio da Igreja, têm a missão e o compromisso de acompanhar o crescimento de seus afilhados na fé cristã e, ao batizar seus afilhados, tornam-se seu NOVO PAI E SUA NOVA MÃE. Porém, não ficam obrigados ao compromisso de oferecer presentes, passeios etc., mas precisam acompanhar a formação da criança junto a seus pais.

É sinal de coerência os pais escolherem, para padrinhos de seus filhos, um casal que seja casado na Igreja Católica ou casal solteiro que não tenha convívio conjugal. Caso contrário, estes não deverão ser aceitos para a apadrinharem a criança.

RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO:

Durante o ano, as informações para o batismo de crianças são realizadas nos meses de março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e Novembro.

Obs.: Nos meses de Julho e Dezembro, não Haverá batizados.

As Reuniões de formação são realizadas nos 1º,2º e 3º domingo de cada mês indicados anteriormente às 8h30, no centro de pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Penha.

Os padrinhos devem participar de todos os encontros inclusive da confraternização se houver.

No 4º Domingo do mês, será realizado o batizado na Paróquia de Nossa Senhora da Penha com a apresentação de certificado pelos pais.

Horário de Chegada à Paróquia às 8h30min

Horário de início do Batizado às 9h.

Obs.: A validade do certificado para o batismo é de seis meses. Caso os pais desejem batizar a criança em Igreja Católica de outra localidade, assistem as reuniões aqui, levam uma autorização expressa pelo pároco, mas não se faz necessário o certificado. A espórtula do batismo deverá ser entregue na igreja que realizarão batismo da criança.

AUSENCIA DOS PAIS:

-Nas reuniões só será abonada a falta mediante apresentação do atesto médico em caso de DOENÇA.

-Em caso de ausência por motivos de trabalho, devem apresentar um declaração da empresa.

AUSÊNCIA DOS PADRINHOS:

Se faltarem os padrinhos, os pais devem escolher outros ou adiar o batizado.

Em caso de falta nas reuniões, por parte dos pais ou padrinhos, havendo uma forte justificação, o batizado deve ser adiado, até que possam assistir a três reuniões completas.

CELEBRAÇÃO:

A celebração do batismo é um momento de muita importância na vida da criança, é o inicio de uma NOVA VIDA, é um presente de DEUS para nós. O Batismo é o sacramento do renascimento, em que somos convidados a participar da celebração com muita fé, amor e alegria.

RELEMBRANDO:

Horário de Chegada à Paróquia às 8h30min

Horário de início do Batizado às 9h.

Obs.: Quem chegar atrasado fica para o próximo batizado não se esquecer de levar o certificado e uma vela.

Atenciosamente,

Pe. José Eudásio do Nascimento Cruz