Pastoral Familiar

quarta-feira, 19 de julho de 2017

O que é a Pastoral Familiar?

É um serviço que e realiza na igreja e com igreja, de forma organizada e planejada por meio de agentes específicos, com metodologia própria. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.É uma pastoral Orgânica, pois inclui o casal, os filhos, os parentes, a comunidade e a sociedade.

Por isso, deve trabalhar com as outras pastorais, movimentos e serviços. A pastoral familiar surge com uma resposta da igreja­ em favor da família que, agredida, se desestrutura e tem dificuldades de existir, evangelizar os relacionamentos, e formar cidadãos.

Já dizia João Paulo II que “o futuro da humanidade para pela família”.

Objetivos:

Acolher toda família a partir da realidade em que se encontra;Santificar os laços familiares; Apoiar a família no seu papel educador;Promover a missão em família; Valorizar os tempos litúrgicos e datas civis;Articular o trabalho em conjunto com outras pastorais e movimentos eclesiais;Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja;Formar Agentes Qualificados.

Como está organizada:

Setor Pré-matrimonial: Preparação Remota. Articular com: Crisma, Jovens, Catequese e escola. Preparação próxima evangelizar namorados e noivos. Preparação Imediata: diálogo com o Padre, retido espiritual, rito sacramental e celebração.

Setor Pós-matrimonial: Oferecer ajudar e formação para recém-casados e grupos familiares. Formação continua para a vida conjugal, familiar e comunitária e celebrações especiais.

Casos Especiais: Acompanhar e incentivar a participarem da vida da igreja: Casais em segunda união e seus filhos, famílias de migrantes, mães e pais solteiros, famílias com filhos deficientes ou drogados, famílias distanciadas da igreja, matrimônios mistos, atenção especial aos idosos, viúvos Alcoolismo, etc.

Contato:

Coordenação do Setor Pré-matrimonial:

Demetrius e Fabiana – (85) 98828-1306 / (85) 98848-8501

Coordenação do Setor Pós-matrimonial:

Edvânio e Viviane –  (85) 98525-8227/ (85) 98713-2563

Coordenação do  Setor Casos Especiais:

Wecilon e Telma –  (85) 98871-6759

Secretária Paroquial: